Olá pessoal tudo bem? Este espaço é dedicado a liturgia que o grupo de jovens ficou a cargo de ajudar. Nos dois primeiros finais de semana, alguns membros participam animando a missa e no 2º final de semana de cada mês, a missa é coordenada pelos jovens, onde as leituras e algumas partes da missa tem uma participação ativa da juventude na comunidade. Aqui todos poderão acompanhar a liturgia do segundo final de semana, acompanhando as leituras, se possível até as musicas que serão executadas na missa e também uma reflexão da liturgia, e das leituras, e também, os jovens do grupo poderão acompanhar a função de cada um na missa do segundo final de semana, como uma forma de comunicação do grupo para que tudo saia nos conformes.

Partilha da palavra e reflexão da liturgia dos dias 12 e 13 de junho de 2010.

Fala povo amado de Deus !!! Que a paz de Nosso amado esteja em vós! 
Neste fim de semana a liturgia vai ser coordenada por nós né? Pois bem, quantos de nós ja leram o palavra? Nossa celebração vai contemplar um trecho do segundo livro de samuel que fala sobre Davi quando o povo escolhido ainda era uma monarquia. Depois em comunhão com o salmo passamos para a carta de São Paulo Apostolo a comunidade dos galatas e passamos para o anuncio do evangelho ( anúnncio e foco pelo qual relemos o primeiro testamento e se justifica as cartas de  lucas). 
Amigos, acredito que cada leitura em si ja tenha uma própia mensagem particular e acredito que, para todos, dispostos a ler, colheu uma palavra especial, por isso tento colocar idéias gerais da leitura, mas, por favor não se detanham a este ponto de vista. 
Nessas leituras existem dois temas latentes e, ambos, itens da nosssa espiritualidade cristã. Um é o perdão inerente à condição de cristão, o perdão que deve ser dado a todos, sem distinção da pessoa. Acredito que podemos ler que não há o por quê de temer a reconciliação com Deus pois num existe um filho que Deus não perdoe; Aí sim, entramos no segundo ponto que é a fé, que salva, que justifica toda a nossa loucura (seguir a jesus é loucura... fazer o nosso som e tudo o quq fazemos é loucura ) porem a fé sem amor e sem loucura é morta. 
Aqui esta um grande lição que é acreditar em Deus e seu perdão sempre e amá-lo, pois, esse é o caminho da salvação
Um beijo a todos, 
Susssa (Flávio)

 

A Reflexão acima refere-se às leituras dos dias 12 e 13 de Junho de 2010. As leituras estão disponíveis abaixo. Até o´próximo post!

PRIMEIRA LEITURA (2Sm 12,7-10.13)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 7Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel, e salvei-te das mãos de Saul. 8Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores. 9Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. 10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento, o filho que te nasceu morrerá”. - Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

SALMO RESPONSORIAL 31(32) (CD XI Fx 11)

Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta!

1. Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado!

2. Eu confessei, afinal, meu pecado e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

3. Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

4. Quem confia em Deus, o Senhor, é envolvido por graça e perdão. Regozijai-vos, ó justos, em Deus, corações retos, cantai jubilosos!

 

SEGUNDA LEITURA (Gl 2,16.19-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos:

16Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. 19Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz. 20Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. 21Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente. - Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

EVANGELHO (Lc 7, 36-50) (Breve)

 Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. 40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41”Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”  - Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.