16 de junho - Feriado Nacional na África do Sul: Dia da Juventude

 Se o jogo de abertura dos Bafana Bafana foi carregado de enorme significado por ter acontecido menos de 20 anos após a democratização do país, a segunda partida dos anfitriões, contra o Uruguai, quarta-feira, 16 de junho, também será cheia de simbolismo.

No mesmo dia de 1976, cerca de 10 mil estudantes de Soweto fizeram um levante contra a obrigatoriedade do ensino do Afrikaans nas escolas do país - este é o idioma dos africâneres, que montaram o sistema de segregação racial.

Os alunos negros, que contavam com péssimas condições de estudo, se rebelaram contra a imposição cultural dos brancos. Mas a passeata, que seguia pacífica, foi reprimida com violência pela polícia. Dezenas de estudantes morreram, entre eles Hector Pieterson, de 13 anos, que virou um dos símbolos da luta negra depois que uma foto sua, já morto nos braços de um colega, ganhou o mundo.

Pieterson virou até nome de museu e a data hoje é feriado nacional: Dia da Juventude. Trinta e quatro anos depois, os jogadores da África do Sul sabem que a chance de entrar em campo em uma Copa em casa, como farão nesta quarta, deve-se muito às manifestações como aquela, que aos poucos minaram o Apartheid.

Na manhã desta quarta-feira (16), centenas de pessoas se concentraram na rua onde aconteceu o massacre para cantar músicas da resistência negra. Lá foram erguidos um memorial, inaugurado por Nelson Mandela em 1992 (quando ele ainda não era presidente), e depois um museu. O local tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados de Joanesburgo.

“Aquele foi um dia trágico, mas hoje, depois de termos conseguido a liberdade, olhamos com orgulho para ele. Foram movimentos como esse que mudaram a história da África do Sul. Antes estávamos banidos pela Fifa, não podíamos sequer jogar uma Copa. Agora temos uma Copa em casa. O que aconteceu abriu muitas portas para nós, incluindo para nossos jogadores, que hoje estão neste Mundial.”

- Será um dia especial para nós, sem dúvida. Sabemos que é uma data muito importante e a melhor homenagem que podemos prestar é buscando a vitória. Se conseguirmos isso daremos alegria a toda nação - afirmou o meia Steven Pienaar. 

Hoje, 15 de Junho, é Dia D Combate a Violência e o Extermínio de Jovens

Jovens de todo o país realizam hoje (15) momentos de oração em memória do assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo Gomes, que foi assassinado há um ano no Distrito Federal. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens, coordenada pelas Pastorais da Juventude.

Uma das propostas é que a juventude se reúna em suas comunidades para fazer pequenas rodas de conversa sobre a Campanha, ler poesias, assistir um filme sobre a temática ou para rezar o Ofício Divino da Juventude com o roteiro preparado especialmente para lembrar a vida do padre, que foi marcada pela defesa dos direitos da juventude.  A intenção é também marcar presença nas redes sociais. Para isso, a coordenação estadual da Campanha no Rio de Janeiro está propondo que os jovens participem do Dia D Combate a Violência e o Extermínio de Jovens colocando o tema e a logo da Campanha em sites como o Orkut, Facebook e MSN, além de enviar informações sobre o tema para seus contatos de e-mail.

Vítima

  

“Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens.” (Pe. Gisley)

Padre Gisley coordenava os trabalhos para o lançamento da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens. Seu corpo foi encontrado em um matagal na margem da rodovia DF-445, área rural da cidade-satélite de Brazlândia. O padre foi morto com três tiros na cabeça.

Gelinton Batista / PJ Maringá

PJ Músicas
Ciranda contra o extermínio de jovens

Orações
Ofício em Memória de Pe. Gisley - Junho 2010

 Artigo
Pe. Gisley: sua vida em nossa história

Campanha
https://www.juventudeemmarcha.org/

 

Fonte: https://www.pjmaringa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=889:hoje-e-dia-d-combate-a-violencia-e-o-exterminio-de-jovens&catid=1:pjmaringa&Itemid=102

ARTIGOS E CURIOSIDADES

Olá pessoal tudo bem? Esta seção será dedicada à artigos destinados à juventude, ora escritos pelos jovens, ora por membros da comunidade e também as curiosidades que cercam o mundo jovem. Para inaugurar esta seção, dedicamos o soneto abaixo à toda juventude que se mantém através da esperança, de seus sonhos e de sua concretizações, de seu amor pela vida, de manter a chama da juventude acesa, independente de sua idade. Confiram o Soneto de Juventude.

 Soneto de juventude

Dessa juventude serei vivente,
A alma eterna da vida, a minha prece,
Que de sonho e conquistas enriquece,
O ontem, o hoje, o amanhã e eternamente.
 

Quero vivê-la sempre intensamente,
Nos momentos de glória envaidece,
Na inquietação que a vida oferece,
No rosto que traz um sorriso ausente.
 

Se na rebeldia do inconsciente,
Encontra-se o desejo que estremece,
Amar, lutar, vencer, poder ser gente,
 

Ser um jovem que luta e não esmorece,
E mesmo que na ânsia se faz carente,
De viver o sonho nunca se esquece.